EVENTO

Sobre o evento

Um evento eclético para descobrir Baião

aDouro, um Ciclo de Cinema dedicado a Manoel de Oliveira, – em torno das obras que tiveram como foco principal o Douro – o rio e a região, histórias e personagens saídas deste território vinícola.

Realizado ao ar livre, no Mosteiro de Ancede, em Baião, de acesso gratuito até ao limite da lotação do espaço.

O cinema alia-se à música, à gastronomia e às tradições locais.

Todos sabemos que vamos morrer. É a única certeza que temos. Não tenho medo da morte, tenho medo do sofrimento. É na vida que se encontram todas as maldades do mundo. A morte é o descanso.

Manoel de Oliveira

FILMES
0
CONCERTOS
0
ASSOCIAÇÕES
0
DIAS
0
OS FILMES

Cinematografia sobre o Douro

Como forma de celebrar os 90 anos de carreira do cineasta Manoel de Oliveira, apresenta-se no concelho de Baião, mais do que um Ciclo de Cinema, uma homenagem ao Mestre e às homenagens do Mestre ao Douro, em torno das obras que tiveram como foco privilegiado esta região. Um Ciclo de Cinema que contará com a exibição de 3 obras cinematográficas, – “Douro, Faina Fluvial” (1931), “Vale Abraão” (1993) e “O Estranho Caso de Angélica” (2010), obras que especificamente abordam a região do Douro e as suas gentes.

A MÚSICA

Atuações icónicas

Um cine-concerto dos Sensible Soccers, trio vila-condense em diálogo com a investigação artística que desenvolveram a propósito de dois dos filmes de Manoel de Oliveira.

Talk

À conversa com...

Uma Conversa com o escritor Paulo José Miranda, autor do livro “A morte não é prioritária”, uma biografia do realizador Manoel de Oliveira e Dr. António Preto, diretor da Casa do Cinema Manoel de Oliveira, que irão abordar o Douro na obra de Manoel de Oliveira, moderada pelo Historiador Joel Cleto.

A MISSÃO

Sobre o evento

O evento tem como missão a promoção da região, assim como a dinamização económica e social da região, através do recurso e convite à participação dos agentes locais. Pretende-se criar um evento inclusivo, rico na participação das populações, dinâmico e promotor das dinâmicas endógenas, aglutinador das particularidades e expansor das riquezas e experiências da região, capaz de Mitigar os impactos quer económicos quer de bem-estar social.